CIDADE | TRÂNSITO
01 JUN 2013 | O Rotaract Club Lauro de Freitas realizou em maio a segunda ação do “Projeto Paz no Trânsito: Respeite a Faixa”, destinado a criar consciência de respeito à faixa de pedestres por parte dos motoristas. O projeto foi escolhido para marcar a gestão de Mariane Falcão Cavalcanti, estudante de Engenharia de Produção na UFBA como presidente da entidade.
Os jovens querem ainda educar os pedestres a atravessar na faixa. “Desta vez conseguimos maior apoio”, disse Mariane, satisfeita com os resultados da ação. Os integrantes do Rotaract Club são jovens universitários ou recém-formados que doam parte do seu tempo livre para atividades de interesse social nas comunidades em que vivem. São quase 17 mil rotaractianos em todo o Brasil. Distribuídos por 189 países, eles são 229 mil.
> © COPYRIGHT VILAS MAGAZINE | FOTO EM 18.05.2013
> Membros do Rotaract Club Lauro de Freitas exibem faixa da campanha Paz no Trânsito
O foco da ação, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas, foi a faixa de pedestres da avenida Praia de Itapoan em frente ao Colégio Perfil, em Vilas do Atlântico. A secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas providenciou a repintura de algumas faixas de pedestres nas principais vias de Lauro de Freitas, outra preocupação do Rotaract. A obrigatoriedade de manter as faixas bem pintadas e visíveis, uma responsabilidade do poder público, está prevista no Código Brasileiro de Trânsito.
Com o auxílio de um guarda de trânsito da prefeitura, os membros do Rotaract Club Lauro de Freitas distribuíram 100 camisas aos participantes do evento, além de 800 brindes que incluíam bonés, camisas, “lixocar”, adesivos e panfletos de orientação de trânsito. Todos os interessados em colaborar com o evento ganhavam uma camisa e um boné. Os kits com o “lixocar” com panfletos, adesivo, chocolate e pirulito eram entregues aos motoristas que passavam no local, no momento em que o agente de trânsito parava o tráfego de veículos para permitir a passagem de pedestres pela faixa.
Alguns pedestres foram vestidos de rei e rainha ao atravessar a faixa para demonstrar quem é a autoridade máxima na faixa de pedestre. A ideia tem origem na campanha realizada pelo Ministério das Cidades em Brasília durante a Semana de Segurança Viária Global, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Estiveram presentes ao evento membros do Rotary Club Lauro de Freitas (Rotary Padrinho), do Núcleo de Senhoras Rotárias, do Rotaract Club Salvador São Bartolomeu, do Rotaract Club Bahia Norte, ambos do Distrito 4.550 e Rotary Club Casa Amarela do Distrito 4.500, além de familiares, amigos e patrocinadores.
O projeto incluiu a realização de palestras no Colégio Apoio, em Vilas do Atlântico, ministradas por Maria José, educadora de trânsito do Retran de Lauro de Freitas, durante dois dias. De acordo com a organização do Rotaract Club Lauro de Freitas, os colégios Mendel e Perfil não puderam receber as palestras em função do calendário das escolas e da disponibilidade da palestrante. Com duração de 50 minutos, duas palestras foram realizadas na quinta-feira, dia 16 de maio, no turno matutino, e outras duas na sexta-feira, dia 17 de maio, no turno vespertino. Cerca de 200 crianças de seis a dez anos participaram da atividade.
O conteúdo das palestras envolvia o conceito de trânsito, a forma de atravessar a faixa com segurança, regras e proibições quanto a pegar carona em motocicletas, uso de capacete e de cinto de segurança. Além disso, foi exibido um vídeo educativo e distribuídas cartilhas educativas. No espaço para as perguntas da plateia, algumas crianças contaram casos de infrações cometidas pelos pais. Todos foram convidados a levá-los para a ação na faixa de pedestre. A intenção dos jovens é prosseguir com o projeto de educação para o trânsito em escolas públicas e particulares.
O projeto teve como patrocinadores as empresas Auto Bahia, MAP, Colégio Perfil, Rococco, JG Placas, Meals Limpeza, Pimentel Imóveis, MTR Consultoria e Academia Renato Petersen, e como apoiadores a revista Vilas Magazine, JPEG Impressões, Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas, SALVA, DETRAN/BA, EPTRAN – Escola Pública de Trânsito e da 52ª CIPM da Polícia Militar da Bahia, além do apoio do Governador do Distrito 4550 de Rotary International.
Maria Augusta Mendes, 57 anos, achou “um luxo” atravessar a avenida Praia de Itapoan pela faixa com tanta proteção. “Não dá para fazer isso todos os dias em todas as faixas?”, brincou. Para Moisés Mustar, titular da pasta municipal de trânsito que esteve presente na ação, o projeto vem ao encontro de algumas das propostas da prefeitura para a reeducação no trânsito. Ações semelhantes estão programadas para outros pontos da cidade. “Já convidamos os jovens do Rotaract a participar dessas ações”, disse Mustar.
O Código Brasileiro de Trânsito (CBT), Lei 9.503/97, estabelece no seu artigo 70 que “os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código”. O parágrafo único estabelece ainda que “nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos”.
Comportamento – O problema é que não só os motoristas desrespeitam a faixa, mas os próprios pedestres costumam atravessar as ruas em qualquer ponto. Essa foi uma das condutas apontadas como “errada” ou “muito errada” por 94% das pessoas entrevistadas para uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada este ano. Explica-se: 82% dos brasileiros reconhecem ser fácil desobedecer as leis no país. O Índice de Percepção do Cumprimento da Lei, objeto da pesquisa, resultou em uma nota média de 7,3 em uma escala de 0 a 10, sendo que 10 significa total comprometimento com respeito e o cumprimento das leis. O levantamento, feito no quarto trimestre de 2012 e no primeiro trimestre de 2013, ocorreu em seis estados, além da Bahia e do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Amazonas.
A obediência à faixa de pedestres é o modelo de comportamento em que o motorista freia para dar passagem a pedestres e ciclistas desmontados. Instituído em caráter pioneiro em Brasília há 15 anos, hoje o sistema é copiado por algumas cidades brasileiras e considerado um marco no respeito ao pedestre. Para Celso Luiz Martins, autor do livro Código de Trânsito Brasileiro Comentado, trata-se de um avanço. “Nós ainda não somos ótimos, mas o Brasil melhorou muito no tratamento ao pedestre”, comenta.
Martins destaca, entretanto, que a faixa não é uma solução eficaz para as vias mais movimentadas de grandes metrópoles, nem resolve o problema do pedestre no país. “A travessia funciona onde não há grande fluxo de veículos”, diz. Para ele, em locais de movimento intenso, “não vai ser bem-sucedida”. Nesses casos, a forma segura de fazer os veículos parar é instalar “focos de pedestres”, o semáforo específico para quem anda a pé. Ele defende campanhas educativas e maior preparo dos agentes fiscalizadores como principal maneira de mudar a realidade do trânsito no Brasil. “No nosso país, a mobilidade é prejudicada principalmente pelo comportamento”, ressalta.
Já o pesquisador em transporte Artur Morais afirma que historicamente as políticas de trânsito no país privilegiam motoristas em detrimento de pedestres. “O modelo de mobilidade implantado em toda cidade brasileira é baseado no carro, do qual se vê um excesso nas ruas”, observa. “Investe-se pouco em transporte público”, verifica. “Eu vejo as pessoas querendo fazer viadutos, alargar vias”, quando “na verdade, o que poderia de fato ajudar seriam ciclovias, calçadas e um transporte coletivo melhor”, sugeriu.
Riscos – Gustavo Feriani, supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgência (Grau) da secretaria de Saúde de São Paulo explica que “de todas as vítimas que sofrem acidentes de trânsito, os pedestres são aqueles que morrem mais”, o que é “previsível porque se levarmos em consideração a energia envolvida entre colisões de dois objetos, sendo uma delas o pedestre, essa energia transferida para o pedestre é muito grande comparada com a de uma pessoa que está dentro de um veículo”. Além disso, “dentro de um veículo existe uma série de equipamentos de proteção e de estruturas metálicas que vão absorver essa energia”, enquanto o pedestre tem apenas o seu próprio corpo. “Toda energia envolvida numa colisão é transferida para o corpo, causando lesões graves, muitas vezes incompatíveis com a vida”, ensina.
O pedestre, segundo Feriani, pode ter “lesões de todos os órgãos”, pois geralmente sofre dois impactos: um contra o veículo e o outro contra o chão. “O mais comum é ele ter fraturas de membros, de bacia e trauma de crânio”, diz. Segundo levantamento, os automóveis são os principais responsáveis pela morte de pedestres, seguidos pelos ônibus e veículos motorizados de duas ou três rodas.
Feriani ressaltou a importância do pedestre respeitar a sinalização para evitar o atropelamento. Segundo ele, a pessoa deve sempre atravessar a rua na faixa ou usar as passarelas, olhar para os dois lados antes de iniciar a travessia e respeitar os sinais de trânsito.
O consumo de álcool por pedestres também está relacionado aos acidentes de trânsito. Levantamento do Ministério da Saúde divulgado em fevereiro mostra que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país estava sob efeito de bebida alcoólica. A pesquisa, cujos dados são referentes a 2011, aponta ainda que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas a hospitalização e a morte em decorrência do acidente.
Segundo o levantamento, quase 22% dos pedestres envolvidos em acidentes tinham sinais de embriaguez ou confirmaram o consumo de álcool. As maiores vítimas de acidentes também estão entre 20 e 39 anos de idade. Estavam alcoolizados também mais de 22% dos condutores e quase 18% dos passageiros.
Rotaract – Os Rotaract Club fazem parte do esforço global do Rotary International em prol da paz e compreensão mundial, com grande abrangência de ação em suas comunidades. Os rotaractianos utilizam recursos e apoio administrativo disponibilizados pelo Rotary International ou pela Fundação Rotária. Trata-se de um programa para jovens, estudantes e profissionais com idades entre 18 e 30 anos, para formação de clubes dedicados à prestação de serviços.
O Rotaract Club Lauro de Freitas, fundado em setembro de 2002, vem prestando serviços à comunidade de Lauro de Freitas em áreas variadas, dos quais os jovens destacam projetos de plantio de coqueiros na orla de Vilas do Atlântico, intercâmbio cultural internacional, palestras profissionais, arrecadação e distribuição de alimentos não perecíveis, além de eventos festivos em creches e asilos.
Bom dia, Santo Amaro de Ipitanga
A edição de setembro da Vilas Magazine começa a circular no dia dois destacando em editorial a marca de 200 edições. Outro tema de destaque é o fim da coleta de lixo que a prefeitura sempre fez no pequeno comércio. O fim do serviço público está embasado em lei federal de 2010 que prevê responsabilidade compartilhada entre o poder público e o empresariado, deixando a regulamentação a cargo dos municípios. Em Lauro de Freitas, é uma lei de 22 anos atrás que estabelece o limite de 100 litros ou 500 kg para o que pode ser considerado “lixo domiciliar”. Qualquer coisa acima disso seria “responsabilidade do estabelecimento comercial”. Em Salvador, o limite é de 300 litros por dia.
| |
Editorial | 200 edições |
Jornais do dia |
||||||
A existência de imprensa local independente é um marcador do desenvolvimento socioeconômico | |||||||
Cidade | Trânsito |
Cidade | Serviços |
||||||
Obras na Priscila Dutra cancelam 'rallye' | Prefeitura deixa de coletar lixo no pequeno comércio | Veja as capas dos principais jornais |
A coleta de lixo agora se tornou um luxo para nós, comerciantes |
|
Thalita Cáceres, lojista que passou a tratar o lixo por conta própria depois que a prefeitura deixou de coletar no pequeno comércio. |
© Copyright Editora Accioli Ramos 1999-2013 | Todos os direitos reservados
Adaptado de design da FTL Wordpress Themes | Bloggerizado por FalconHive.com